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Como manter clientes em tempos de crise

Em todos os tempos crises econômicas sempre foram sinônimo de oportunidade quando estratégias corretas foram adotadas. Embora períodos como o que estamos vivendo geralmente sejam marcados por dificuldades, com algumas ações é possível convencer os clientes de que, para garantir a visibilidade conquistada por suas empresas juntos aos consumidores, vale a pena continuar investindo em comunicação. Segundo pesquisadores da Harvard Business School, durante uma crise econômica as agências precisam estar atentas para o fato de que as necessidades de seus clientes mudam e, a partir daí, calibrar suas estratégias para esse novo cenário. Por isso é importante respeitar o estado de espírito do consumidor (temeroso, despreocupado etc) e em função disso classificar o que ele consome (essencial, dispensável etc.).

Durante a crise, a comunicação assume o papel de criar um vínculo emocional entre as marcas, os consumidores e potenciais consumidores das mesmas. É justamente esse vínculo que fará com que a marca continue sendo lembrada e portanto tenha melhores resultados em relação àquelas que optaram por não investir em publicidade. Entendendo isso, cabe às agências encararem o desafio de mostrar (e provar) que o setor é fundamental para o futuro das empresas e da economia como um todo. Para isso, é preciso fazer com que os clientes entendam e aceitem que com a ajuda de suas agências, será possível estudar o comportamento dos consumidores durante a nova realidade e desenvolver estratégias que sejam eficientes e, principalmente, adaptadas à situação da empresa. Com esse esforço, a marca permanecerá viva na mente desses consumidores, as vendas serão mantidas e quando a crise passar, estarão ainda melhores. É importante lembrar que, como o momento pede que se faça economia, a dica é reciclar boas ideias e, com isso, evitar novos investimentos de produção, por exemplo. Fonte: ContaAzul

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