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O que você precisa saber antes de contratar uma agência de Marketing de Performance

É fato que a transformação digital vem revolucionando o Marketing por meio da automação de processos e outras facilidades, mas não acredite em clickbaits: inteligência artificial sozinha não transforma nenhuma empresa em uma máquina de vendas.

Uma estratégia de Inbound Marketing eficiente, ou seja, que produza resultados reais de vendas e de construção de autoridade da marca, depende de uma inteligência de mercado que opere com o que há de melhor em produção, personalização e direcionamento de conteúdo, ferramentas de mensuração e tecnologias de automação.

Em outras palavras, conhecer as estratégias e dispor de ferramentas tecnológicas não basta. É preciso atuar com uma visão sistêmica de todos os processos e foco em performance para o alcance de resultados expressivos.

Saiba por que contratar uma agência de Marketing de Performance e como identificar o nível de expertise da equipe que irá atender sua empresa.

Criação de Personas

Um dos grandes diferenciais do Inbound Marketing em relação ao marketing offline é a forma como se define o cliente em potencial. Enquanto o segundo usa a estratégia genérica de “público alvo”, o marketing digital entende o cliente como uma pessoa real, que possui estilo de vida, personalidade, perfil intelectual, anseios e preferências específicas.

Acertar a definição dessa persona não é uma tão tarefa simples como alguns cursos de Marketing Digital sugerem. É um trabalho que exige dedicação nas pesquisas e experiência. E acredite: ser assertivo nessa etapa da estratégia de Inbound é primordial para o sucesso do trabalho.

Produção de conteúdo

O conteúdo é o motor do Inbound Marketing. É o que faz movimentar o fluxo de atração, conversão, venda e encantamento. Ou seja, se o motor não tem qualidade, a roda simplesmente não gira. Ou, no mínimo, emperra em alguma das etapas.

Veja bem: conteúdo de qualidade não significa apenas textos bem escritos e designs atrativos (lembrando que muitas empresas não conseguem alcançar nem esses requisitos básicos).

É preciso saber quais informações e como seu potencial cliente busca elas online, qual tipo de conteúdo é necessário para embasar a decisão em cada estágio da jornada do consumidor, quais são as palavras chave de busca, que títulos funcionam melhor, qual formato de conteúdo suas Personas preferem consumir etc.

Uma agência de Marketing de Performance conceituada entende que o conteúdo precisa de estratégia, técnica e foco, segundo a definição do Content Marketing Institute: “O marketing de conteúdo é uma técnica que distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro”.

Automação

As ferramentas de automação são as soluções mais transformadoras que a tecnologia trouxe para o marketing. Com base na Inteligência Artificial, é possível ganhar escala e alta eficiência nos processos.

Essas ferramentas são incríveis, mas não entregam resultados expressivos sem uma estratégia integrada da atração à conclusão da venda e o relacionamento pós-venda. Ainda não há máquina que substitua a visão apurada de um profissional experiente e bem qualificado.

Mensuração

O marketing digital, com suas enormes possibilidades de mensurar e agir em tempo real, exige uma visão sistêmica de todo ecossistema de performance. Dominar as técnicas de acompanhamento e mensuração, que permitem perceber os resultados em todos os aspectos da comunicação, é uma expertise complexa que exige habilidades analíticas avançadas.

E não basta entender a complexidade dos dados. É preciso perspicácia para mapear cada ponto de interação, mapear os indicadores relevantes, analisar, avaliar e, se necessário, reformular as estratégias, com foco nos resultados desejados. E mais, testar, testar, testar. Comparar resultados, otimizar os detalhes e fazer cada vez melhor com menor custo.

O resultado mora nos detalhes

A complexidade alcançada pelo marketing nos tempos atuais, com os inúmeros recursos e metodologias trazidos, exige um arranjo de prestadores de serviços qualificados e que coloque o cliente como centro das soluções oferecidas. Fazer Marketing de Performance não é simplesmente colocar uma estratégia pronta para rodar com ajuda de ferramentas tecnológicas. Um atendimento especializado vai muito além.

Se você está pronto para contratar uma agência de Marketing de Performance, investigue se a equipe possui expertises e experiência de mercado desejada. Investigue resultados alcançados para outro clientes e considere o background profissional das lideranças.

FONTE: Mundo do Marketing

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