Consumo na crise: multicanal e atento aos benefícios

August 28, 2019

O Brasil tem 157 milhões de consumidores e os gastos das famílias no País em 2019 é estimado em R$ 4,4 trilhões. Apesar do cenário economicamente desafiador, o tradicional bom, bonito e barato não convence mais o brasileiro. Pelo menos é o que indica a pesquisa “O varejo pelo olhar do consumidor”, realizado pela Instituto Locomotiva. O levantamento foi a campo entre os dias 15 e 28 de junho, e ouviu 1,5 mil pessoas, de 18 anos ou mais, em todo o País. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais.

 

Houve uma radicalização na demanda por custo-benefício. Apesar de estarem mais preocupados com preço, os consumidores não aceitam abrir mão da qualidade. 81% dos entrevistados disseram que estão mais atentos à qualidade dos produtos do que no passado. A qualidade é o atributo que o consumidor leva mais em consideração na hora de realizar compras nas categorias de alimentos no supermercado, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, móveis, produtos de higiene e beleza e roupas.

 

 

 

 

“O consumidor, hoje, tem se proposto mais a experimentar marcas que não ocupam lugar de liderança no mercado, e nessa busca tem descoberto novas possibilidades”, analisa Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. “Por outro lado, para que as marcas líderes continuem tendo poder de competitividade, o varejo teve de reduzir as margens de lucro. Com a descoberta das novas possibilidades que a crise proporcionou, as marcas líderes encontrarão dificuldades para se restabelecerem na retomada da economia.”

 

A maior atenção ao custo-benefício tem levado os consumidores a ampliar o número de canais de suas compras: 70% da amostra afirmou ter feito compras na última semana em três ou mais canais. No universo de canais estão supermercados, hipermercados, mercadinhos de bairro, farmácias e lojas de comércio de rua. “O consumidor está em busca de boas oportunidades, independentemente do canal. Outro aspecto é que procuram propostas de valor mais claras”, afirma Renato.

 

Fonte: Meio & Mensagem

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