top of page

Lideranças influenciam quaisquer tipos de negócios.

Lideranças são fundamentais em quaisquer negócios e são os líderes que influenciam a cultura de um negócio. É certo que, em tempos de mudanças, eles influenciam a agilidade com que se vai ser adotada alguma nova posição. Quando olhamos para o setor social, sejam ONG's ou OSC's, percebemos que a liderança influencia diretamente o impacto social a ser gerado.

Nada diferente de uma organização com fins lucrativos, nas quais a liderança influencia na obtenção de resultados e conquista de metas. Os modos de liderar ou estilos de liderança são fundamentais de serem estabelecidos para determinar qual tipo de cultura se deseja nas organizações, sejam para resultados sociais ou financeiros.

Uma diferença fundamental é que o mundo corporativo com fins lucrativos estabeleceu ferramentas e modelos de gestão mais fortemente do que as organizações sociais. Assim, as habilidades para se fazer um planejamento estratégico, estabelecer metas, fazer gestão de pessoas foram e continuam sendo difundidas para os líderes no mundo que pretende lucros e nem tanto para os que geram um impacto social absolutamente significativo.

As lideranças sociais estão em busca do aprendizado que os levem a garantir que os propósitos de suas organizações atinjam o foco desejado. Por outro lado, o envolvimento com um proposito para além de si mesmo, que já é muito forte e claro dentro das organizações sociais, agora tem sido alvo também no mundo corporativo e vem sendo discutido amplamente como nova frente de aprendizagem para as lideranças nas empresas com fins lucrativos.

De qualquer forma, lideranças são lideranças e precisamos entender que influenciam fortemente quaisquer tipos de negócios.

O futuro pressupõe uma maior aproximação de modelos de gestão cheios de participação e significado maior para todos os envolvidos. Compreender que os avanços de modelos de gestão são aplicáveis a projetos e organizações sociais e que o envolvimento com um propósito que impacta positivamente a sociedade é também uma responsabilidade do mundo com fins lucrativos nos remete a uma maior humanização que se coloca em curso dentro do nosso século.

Fonte: Mundo do Marketing.

bottom of page