Uma recente pesquisa da Nielsen encomendada pela Midroll, setor de publicidade da Stitcher (empresa de podcasts), mostra que os ouvintes se lembram bastante de marcas e produtos citados em anúncios em podcasts. Além disso, as propagandas feitas em podcasts geram até 4,4 vezes mais retorno para as marcas que anúncios estáticos e pop-up em outras mídias digitais.
O estudo analisou a eficácia de oito marcas dos Estados Unidos que colocaram anúncios em podcasts durante 2018. Foram coletados dados sobre como os ouvintes lembraram, compraram e recomendaram um produto depois de ouvir o anúncio do mesmo ou da marca em um podcast.
Ao todo, 7.100 pessoas com idade entre 18 e 64 anos participaram da pesquisa. 61% dos consumidores que ouviram os anúncios no meio de um podcast disseram que provavelmente comprariam o produto, em comparação com 56% dos ouvintes que não ouviram o mesmo anúncio.
Segundo Korri Kolesa, diretora de reputação da Stitcher, essa mudança “ressalta o poder dos podcasts de falar com uma geração de consumidores que tendem a ser difíceis de alcançar por meio de outras plataformas de mídia digital”.
De acordo com o Pew Research Center, o número de ouvintes de podcast continua aumentando. A última pesquisa do centro, referente a 2017, mostrou que 40% dos norte-americanos disseram ouvir pelo menos um podcast, e 24% disseram que o fizeram no último mês.