Por que o Big Data pode ajudar o marketing da sua empresa?

October 31, 2018

 

 

Antes, apenas um bom brainstorm era capaz de criar ações inovadoras e relevantes. Hoje, sem dados em mãos, é quase impossível desenvolver ações e iniciativas que impactam seu cliente. Por isso, utilizar as soluções de Big Data é essencial para o sucesso de qualquer campanha de marketing, já que é possível extrair e compreender informações sobre o público-alvo e traçar estratégias. É cada vez mais difícil imaginar a gestão e divulgação de um negócio sem a utilização de dados importantes. Uma pesquisa feita pela KPMG Capital mostra que 99% dos profissionais acreditam que Big Data é importante para a tomada de decisão. Entretanto, saber lidar com essa grande quantidade de informações segue como maior desafio: 85% confirmam ter dificuldades para interpretar essas informações e apenas 25% conseguem aplicar os insights em novas estratégias. Hoje, o marketing encontra-se dependente de dados para desenvolver estratégias para o público correto e, principalmente, com a mensagem mais adequada para impactá-lo. O Big Data é uma ferramenta utilizada para ajudar a embasar as decisões de marketing em informações reais – e não em meras possibilidades. Encontrar potenciais clientes, personalizar ofertas, melhorar as pesquisas de mercado e otimizar o engajamento são apenas alguns dos usos possíveis. Diversas empresas já estão usando Big Data aliado à inteligência de mercado, sobretudo para pensar ações de marketing. Contudo, a simples utilização de dados com mais qualidade não garante o sucesso imediato das campanhas. É preciso saber o que fazer com essas novas informações. Elas devem gerar novos insights e servir como referência para as diferentes estratégias da equipe – e isso apenas com uma interpretação e investigação acurada dos relatórios. Não são poucos os profissionais de marketing que torcem o nariz para a entrada dos recursos tecnológicos nos processos de criação de campanhas. Entretanto, é um caminho sem volta justamente por otimizar e trazer informações de qualidade para embasar as decisões. No caso específico do Big Data, é preciso entender que ele não chega para robotizar a criatividade inerente à área. Na verdade, é uma ferramenta importante para auxiliar os grandes estrategistas, que agora podem usar informações reais ao invés de suposições baseados em simples estatísticas com margens de erro.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon