Marketing digital: 10 erros que sua empresa NÃO pode cometer

July 18, 2018

Você tem uma empresa e trabalha com marketing digital. Sempre achou que sua estratégia era suficiente para obter os resultados que você e sua equipe esperam. Mas algo tem dado errado. O retorno está abaixo do almejado e você não sabe o que está acontecendo. jÉ hora de repensar. Talvez o seu plano se encaixe em alguns dos maiores erros de marketing digital que sua empresa pode cometer. Continue lendo o nosso post, nós vamos te ajudar!

 

 

 

1 – Não conhecer Inbound Marketing

A técnica de Outbound Marketing é basicamente aquela da publicidade corriqueira que vemos na TV, Outdoors, Telemarketing, Spam, etc. Chama-se atenção do cliente quando ele não espera. No caso do Inbound Marketing, não é preciso marketing invasivo. Produza conteúdo relevante, seja útil para o cliente, disponibilize informações importantes, não envie e-mails mecânicos e mantenha-se solícito. O cliente virá até você.

 

2 – Não usar o e-mail ao seu favor

Umas das estratégias que fazem parte do Inbound Marketing é não usar spam. Se você enche a caixa de e-mail dos seus clientes é hora de parar. O único resultado disso é o cancelamento da assinatura. Ninguém quer ter a caixa de mensagem lotada de lixo eletrônico. Esse tipo de marketing não funciona mais. Aproveite seu banco de dados e promova o seu conteúdo. Planeje um e-mail diferenciado, menos automático, não exagere na frequência e escreva conteúdo com o propósito de manter os seus clientes informados.

 

3 – Não planejar a estratégia 

Marketing é planejamento e foco. Se você não tem uma estratégia a seguir é bem provável que os seus objetivos fiquem dispersos. O plano de marketing envolve as suas metas, o público que você pretende atingir e como você vai fazer isso. Um erro comum desse tipo de estratégia é deixá-la no papel. Marketing é um processo contínuo.

 

4 – Não mensurar o tráfego orgânico

Não adianta ter um planejamento se você não sabe quais são os resultados gerados. Por exemplo, se você fizer uma campanha em um post do Facebook e também fizer uma CTA no seu blog, como vai saber qual gerou mais cliques? O empreendedor que não avalia qual conteúdo e campanha está influenciando o seu comprador comete um grande erro de marketing digital. Uma dica é usar O Google Analitycs para analisar o alcance do seu conteúdo.

 

5 – Não investir no site da empresa

Redes sociais são importantes, mas o site da sua empresa é o local no qual o cliente irá encontrar toda a informação e conteúdo que ele precisa, tudo de forma fixa e aprofundada. Focar em posts de redes sociais e deixar o site de lado é um dos erros mais comuns. É importante entender o site como o seu principal meio de trabalho. Isso porque é principalmente por lá que você vai publicar o seu conteúdo completo, fazer as suas chamadas para ações e reter clientes. O cliente que confia na excelência do seu trabalho é visitante assíduo do seu site.

 

6 – Não promover o conteúdo

O site da empresa é importante, mas isso não devemos esquecer da relevância das redes sociais. Esteja presente em todas e promova o seu conteúdo por lá. Faça campanhas, use uma linguagem descontraída e seja solícito. Clientes costumam interagir pelas redes sociais, quanto mais presente você estiver, melhor. A empresa que não é frequente nas redes sociais pode parecer desatualizada. Não cometa esse erro.

 

7 – Focar na importância da empresa e não do produto

O cliente não quer saber o quanto a sua empresa é maravilhosa ou sobre como a história de vocês é tocante. Ele quer saber se o problema dele será solucionado e se a empresa é relevante no que ele procura. Invista em informação e conteúdo para que essa necessidade seja suprida. Se você for excelência no ramo em que trabalha, todos saberão como é a sua empresa. E não vai ser por você ter contado e sim porque o cliente descobriu isso sozinho.

 

10 – SEO – Não investir nos mecanismos de busca

A internet está cheia de conteúdo para quem tem interesse em procurar e o que não falta são opções. Para ranquear o seu blog é preciso investir em otimização. Foque em uma ou duas palavras-chave, pensando no geral para o específico. Sempre que fizer um post procure também interdisciplinaridades no seu próprio conteúdo, linkando assuntos parecidos, assim você aumenta o tráfego dentro da sua própria plataforma.

 

9 – Não entender a jornada do cliente

A jornada se divide em 3 estágios

Awareness: Quando o cliente descobre que tem um problema e começa a querer aprender sobre ele.

Consideration: Quando entende o problema e consegue algumas informações sobre como resolvê-lo.

Decision. Decisão de compra, quando o cliente está no momento da ação e decide o que fazer para resolver o problema.

Empreendedores que não compreendem a jornada criam conteúdos errados para as suas personas. Este post pode te ajudar a entender por que a jornada do cliente é tão importante.

 

10 – Não produzir conteúdo relevante

Aqui podemos usar o mesmo argumento do SEO. O que mais tem na internet é conteúdo e de todos os tipos. Se a sua empresa produz conteúdo superficial você será só mais um no mercado. Seja especialista na sua área, assim quando o cliente pensar no produto que você produz ele vai saber que você entende do assunto.

 

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