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Saiba o que são Landing pages e como gerar páginas que convertem

Landing Page, ou página de conversão, é uma página que traz uma oferta para os visitantes e tem uma única missão: convencê-los a aceitá-la. Geralmente é composta por pelo menos: Uma oferta, um formulário e um CTA.

Se você já tem uma estratégia de Marketing Digital, deve saber que a geração de leads é uma parte fundamental para o seu sucesso. Afinal, ela contribui de maneira direta para aumentar as chances de seus visitantes se tornarem clientes, ou seja: lucro! E a melhor forma de gerar bons leads é através de Landing Pages, páginas 100% focadas na conversão do seu usuário.

Mas você sabe como criar Landing Pages que realmente convertem e geram resultados?

Vamos abordar todos os principais pontos sobre como criar, otimizar e avaliar os resultados das suas páginas de conversão, para que você tenha sucesso com essa incrível ferramenta de Marketing!

Uma Landing Page geralmente é composta por pelo menos: uma oferta, um formulário e um CTA (call to action).

Essa oferta pode ser um produto ou serviço mas, geralmente, dentro de uma estratégia de Marketing Digital, é oferecido algum material gratuito, como um ebook, ferramenta, infográfico ou algum outro conteúdo que gera valor para o visitante.

Em troca, geralmente ele fornece, através do formulário, algumas informações de contato, como nome e email, que podem ser utilizadas pela empresa para que ele seja nutrido e caminhe em direção ao fundo do funil, ou seja, o momento de compra.

Por fim, ele conclui a ação clicando no CTA, que deve ajudá-lo a entender qual o resultado da sua ação — receba o ebook, baixe o template, acesse a ferramenta etc. Para garantir o foco do usuário na ação que precisa ser concluída, a página dispensa menus, links e outros elementos que possam distraí-lo. O foco é a conversão. Por isso, qualquer informação que não traga os benefícios da oferta de forma objetiva, clara e simples não deve existir.

A importância para a sua estratégia digital

O principal objetivo de uma Landing Page é a geração de leads, que são os contatos que demonstram interesse a respeito de alguma coisa relacionada aos seus produtos ou área de atuação, e por isso representam uma oportunidade de venda, se bem trabalhados.

Porém, elas podem ter outras funções para tornar a sua estratégia de Marketing Digital ainda mais eficaz. Por exemplo:

Segmentar os seus contatos de acordo com a área de interesse, dependendo da oferta;

Segmentar suas ofertas e aumentar a chance de que as pessoas façam concluam a ação — comprar um produto, fazer um download etc.

Conhecer mais a respeito do seu público;

Reduzir o custo de retenção de clientes — afinal essa é uma opção barata de gerar oportunidades;

Porém, você só alcançará todos esses benefícios se criar Landing Pages que realmente convertem, alcançando o máximo do potencial de suas ofertas.

Características de uma Landing Page profissional

Não basta subir um conteúdo em uma página e colocar um formulário. Boas Landing Pages são otimizadas para que gerem uma boa experiência para o usuário e o convençam a concluir a ação proposta pela página. Por isso, na hora de criar uma página de conversão, você precisa pensar em alguns pontos:

Mostrar, de maneira clara, o valor da oferta

Não é qualquer material que fará o seu visitante fornecer as informações pessoais dele. Por isso, ele precisa entender exatamente quais são os benefícios do material ou produto ofertado, para que se convença de que essa é uma boa ideia. Dessa forma, você precisa pensar pelo menos em um bom título e em como descrever de forma objetiva o que está sendo oferecido. Para isso, você pode fazer uso de elementos de saliência, ou seja, dar destaque às informações mais importantes. Uma cor chamativa, negrito, bullet points. Tudo isso pode ajudar.

Lembre-se apenas de manter a identidade da sua empresa e não exagerar nas informações.

Elas precisam ser claras o suficiente para convencer o visitante sem atrapalhar sua experiência.

Remover as distrações

Tudo o que não tiver o foco na conclusão da ação deve ser eliminado da página. Por isso, o recomendado é que uma landing page não tenha menus de navegação ou links de ajuda no rodapé, como as outras páginas de um site. Quanto mais opções o visitante tem, menores as chances de que ele conclua a ação. Não sobrecarregue a página com elementos que distraiam, mesmo que imagens ou animações. Elimine elementos que não ajudem a entender o valor que o conteúdo/produto/serviço terá para o potencial cliente.

Pensar no SEO

O SEO, ou otimização para motores de busca, é essencial para que a sua página seja facilmente encontrada através de sites como o Google. E, assim como os seus conteúdos, as suas Landing Pages podem conquistar bons resultados de rankeamento, se otimizadas. Para isso, você deve pensar em algumas estratégias que também se aplicam a blog posts e outras páginas, como:

Viu como pode ser simples?

Se você já cria Landing Pages, otimize suas páginas e acompanhe constantemente os resultados para entender exatamente o que funciona e o que não funciona para você.

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