A importância do marketing digital no Agronegócio

May 24, 2018

Em diversos segmentos, o uso do marketing já é uma realidade consolidada. No caso do agronegócio, as vantagens proporcionadas têm sido cada mais exploradas por grandes empresas. No entanto, as estratégias de marketing apresentam benefícios sólidos, independentemente do tamanho da companhia.

 

 

 

Algumas vantagens possíveis de serem alcançadas com a adoção do marketing no Agronegócio são:

 

Interação com o público-alvo

Uma empresa que nunca se comunica com o público-alvo dificilmente será lembrada por ele na hora da decisão de compra. A produção de conteúdo e da publicidade, por exemplo, permite que a empresa seja lembrada em momentos de compra.

 

Melhor relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente consiste não apenas em divulgar a marca, mas mostrar quais são as vantagens adquiridas ao optar por um produto da empresa. A estratégia de relacionamento deve estar embasada no antes, no durante e no pós-venda, fidelizando o cliente.

 

Aumento das vendas

Uma empresa que não é vista nem lembrada dificilmente conseguirá manter um crescimento das vendas em um período economicamente instável. A atuação com marketing, seja digital ou tradicional, está diretamente relacionada com a capacidade de maximizar o retorno sobre o investimento.

 

Posicionamento de marca

Algumas marcas se consolidaram no imaginário popular como referência de qualidade em determinados setores. Essa alta capacidade de atração de clientes é possível por meio de um posicionamento da marca no mercado, com a ajuda de estratégias de marketing e de branding. Além de impactar clientes, uma empresa bem posicionada no mercado também influencia as pautas da mídia, os formadores de opinião da área e outras referências do público.

 

 

Acompanhe o passo a passo para uma atuação de sucesso na internet:

 

Ter um site

O 1º passo para construir uma estratégia online é criar um site da empresa. Ele deve respeitar as boas práticas indicadas pelos mecanismos de busca, como: ter conteúdo relevante; ser responsivo para dispositivos mobile; ser intuitivo para o usuário; e outras características referentes ao design e à navegabilidade.

 

SEO
A otimização para mecanismos de busca representa as boas práticas executadas no site para que palavras-chaves relevantes para a companhia sejam bem posicionadas nos mecanismos de busca. Por exemplo: uma fazenda que produz leite pode otimizar termos relevantes para o público, como:

embalagem do leite;

gado de leite;

gado leiteiro;

processamento de leite;

qualidade do leite;

entre outros.

Isso faz com que os potenciais clientes encontrem mais facilmente informações úteis sobre o segmento, os produtos e a empresa.

 

Produção de conteúdo

Muitas companhias do agronegócio já são produtoras de conteúdo, mas não divulgam esses materiais de forma acessível para o público. Uma das bases de uma atuação online sólida é por meio da produção de conteúdo inédito e próprio. Um blog corporativo no site é uma das oportunidades de atração de mais visitantes. Ele também é útil para educar e qualificar o público interessado. Uma empresa de genética, por exemplo, pode criar conteúdos de blog e materiais ricos, como e-books e whitepapers sobre temas como:

 

melhoramento genético;

protocolo de inseminação;

quando optar pela inseminação artificial de bovinos;

e outras questões de interesse dos clientes.

Construir a persona

Para que as práticas de marketing digital sejam bem-sucedidas, é importante que a marca tenha bastante clareza em quem é o público do negócio.

 

O marketing digital já é uma revolução em todo o setor comercial varejista e próxima revolucão tem tudo para acontecer no agronegócio. Você está preparado para essa oportunidade?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon