29 métricas definitivas para marketing de conteúdo

May 16, 2018

O marketing de conteúdo é uma tendência que se fortalece cada dia mais no ambiente online. Em meio ao desafio de investir na produção de conteúdo relevante e na busca do engajamento do público, é preciso se perguntar: “como medir a eficácia do meu conteúdo?”. Saiba como com nossa lista.

 

 

 

Métricas de Consumo

 

Visualização da página

Informam quantas vezes e quais conteúdos foram consumidos, o que ajuda a identificar quais temas tem melhor desemprenho entre seu público.

 

Visitantes únicos

Visualizações da página podem ser um dado distorcido se os visitantes clicam em diversas páginas ou acessam seu conteúdo repetidamente. Por isso visitantes únicos informam o tamanho real do seu público e qual a taxa de retorno.

 

Tempo médio na página

Ajuda a saber se as pessoas estão realmente consumindo seu conteúdo (lendo, ouvindo, assistindo) ou apenas passam por ele sem realmente imergir.

 

Abertura de e-mails

Ferramentas como MailChimp, Marketo, Eloqua, Pardot ou Act-On podem te dizer quantas pessoas abriram seus e-mails e que horas. Dessa forma você conhece os melhores horários para disparar e-mails marketing e quais assuntos são interessantes para seu público.

 

Cliques em e-mails

As mesmas ferramentas que monitoram a abertura de e-mais também podem te dizer quais links foram mais populares, o que pode ajudar a escolher links mais atrativos e melhores conteúdos para o futuro.

 

Download de ofertas/Preencher formulários

Existem ferramentas que medem facilmente as participações e os dados específicos fornecidos com o preenchimento dos seus formulários.

 

 

Métricas de Retenção

 

Taxa de retorno

Mostra quantos dos seus visitantes estão retornando em comparação aos visitantes novos. Os dois tipos são bem-vindos, mas cada um precisa de um tratamento diferente.

 

Taxa de rejeição

É calculada com base em dois cliques: o de entrada e o de saída. Se ambos acontecem na mesma página do seu site, classifica-se como “rejeição” pois significa que o visitante não teve interesse em explorar seu site.

 

Páginas por sessão

É o dado que diz respeito ao número médio de páginas visitadas por cada usuário ao visitar seu site.

 

Cancelamentos e opt-outs

Com essa informação você pode monitorar o crescimento (ou a retenção) da sua lista existente de assinantes.

 

Seguidores

Uma das principais formas de retenção de visitantes é ser seguido por eles. Mas devido à popularização dos influenciadores digitais, essa é considerada uma “métrica de vaidade”, nem sempre representando o alcance real da sua página.

 

Assinantes de feed

Ferramentas como o FeedBumer ou o FeedBlitz ajudam a medir o número de assinantes do seu feed e calcular sua retenção.

 

 

 

Métricas e Engajamento

 

Compartilhamento nas redes sociais

 Uma métrica muito forte que mostra quais conteúdos seu público julga tão relevantes que merecem ser vistos por outras pessoas. Ferramentas como o SharedCount podem ajudar a medir isso.

 

Curtidas nas redes sociais

A mais famosa das métricas também é considerada uma “métrica de vaidade”, uma vez que muitas curtidas não significam necessariamente muito engajamento. É preciso analisar com cuidado.

 

Encaminhamento de E-mails

Algumas limitações das plataformas impossibilitam o conhecimento do número total dos seu e-mais que foram encaminhados para outras pessoas. Ainda assim é possível ter uma noção do que foi mais compartilhado em relação a outras campanhas.

 

 

Métricas de vendas

 

Novos leads gerados

Use uma ferramenta de automação de marketing e CRM para calcular quantos leads começaram a fazer parte da sua base de dados depois de entrar em contato com seu contúdo.

 

Leads existentes alcançados

Usando uma ferramenta de automação de marketing e CRM você também pode saber quantos leads existentes interagiram com seu conteúdo após o contato.

 

Taxa de conversão do funil

Número que te informa quais conteúdos mais ajudaram os leads a prosseguir no funil de vendas.

 

 

Métricas de Custo

 

Canalização gerada

Com um modelo de atribuição de primeiro contato é possível mensurar o valor total em dinheiro de todas as vezes em que primeiro contato do lead com a oportunidade foi por meio de um conteúdo seu.

 

Canalização alcançada

A mesma dinâmica que a canalização gerada, mas esta métrica considera todas as vezes em que seu conteúdo foi responsável pelo contato entre o lead e a oportunidade.

 

Receita

Observe a receita total gerada por uma oferta por meio de contatos associados com um ou mais conteúdos produzidos anteriores à conversão.

 

 

Métricas de custo / produtos

 

Tempo de publicação

Medir o tempo que sua equipe leva para transformar uma ideia em conteúdo publicado pode ajudar a melhorar o processo de criação e a conhecer melhor a eficiência da sua equipe.

 

Produção de conteúdo

Se refere ao volume de conteúdo que sua equipe produz dentro de uma determinada quantidade de tempo. Outra métrica que auxilia na análise da eficiência dos processos.

 

Controle de conteúdo

Registrar os conteúdos produzidos ajuda a dar uma noção do quão rápido os leitos consomem o conteúdo. Para isso, calcule a média de dias entre os posts dividido pela média de dias desde a última visita.

 

Custo de produção de conteúdo

Calcule quanto cada post custa baseado no quanto sua equipe recebe. Essa métrica é útil para futuros planejamentos ou orçamentos.

 

Custos de divulgação de conteúdo

Calcule quanto tempo e dinheiro são gastos divulgando seu conteúdo em redes sociais ou em ferramentas de anúncios. Isso garante que você não estoure eu orçamento, já que este é um custo crescente.

 

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