O marketing de conteúdo é uma tendência que se fortalece cada dia mais no ambiente online. Em meio ao desafio de investir na produção de conteúdo relevante e na busca do engajamento do público, é preciso se perguntar: “como medir a eficácia do meu conteúdo?”. Saiba como com nossa lista.

Métricas de Consumo
Visualização da página
Informam quantas vezes e quais conteúdos foram consumidos, o que ajuda a identificar quais temas tem melhor desemprenho entre seu público.
Visitantes únicos
Visualizações da página podem ser um dado distorcido se os visitantes clicam em diversas páginas ou acessam seu conteúdo repetidamente. Por isso visitantes únicos informam o tamanho real do seu público e qual a taxa de retorno.
Tempo médio na página
Ajuda a saber se as pessoas estão realmente consumindo seu conteúdo (lendo, ouvindo, assistindo) ou apenas passam por ele sem realmente imergir.
Abertura de e-mails
Ferramentas como MailChimp, Marketo, Eloqua, Pardot ou Act-On podem te dizer quantas pessoas abriram seus e-mails e que horas. Dessa forma você conhece os melhores horários para disparar e-mails marketing e quais assuntos são interessantes para seu público.
Cliques em e-mails
As mesmas ferramentas que monitoram a abertura de e-mais também podem te dizer quais links foram mais populares, o que pode ajudar a escolher links mais atrativos e melhores conteúdos para o futuro.
Download de ofertas/Preencher formulários
Existem ferramentas que medem facilmente as participações e os dados específicos fornecidos com o preenchimento dos seus formulários.
Métricas de Retenção
Taxa de retorno
Mostra quantos dos seus visitantes estão retornando em comparação aos visitantes novos. Os dois tipos são bem-vindos, mas cada um precisa de um tratamento diferente.
Taxa de rejeição
É calculada com base em dois cliques: o de entrada e o de saída. Se ambos acontecem na mesma página do seu site, classifica-se como “rejeição” pois significa que o visitante não teve interesse em explorar seu site.
Páginas por sessão
É o dado que diz respeito ao número médio de páginas visitadas por cada usuário ao visitar seu site.
Cancelamentos e opt-outs
Com essa informação você pode monitorar o crescimento (ou a retenção) da sua lista existente de assinantes.
Seguidores
Uma das principais formas de retenção de visitantes é ser seguido por eles. Mas devido à popularização dos influenciadores digitais, essa é considerada uma “métrica de vaidade”, nem sempre representando o alcance real da sua página.
Assinantes de feed
Ferramentas como o FeedBumer ou o FeedBlitz ajudam a medir o número de assinantes do seu feed e calcular sua retenção.
Métricas e Engajamento
Compartilhamento nas redes sociais
Uma métrica muito forte que mostra quais conteúdos seu público julga tão relevantes que merecem ser vistos por outras pessoas. Ferramentas como o SharedCount podem ajudar a medir isso.
Curtidas nas redes sociais
A mais famosa das métricas também é considerada uma “métrica de vaidade”, uma vez que muitas curtidas não significam necessariamente muito engajamento. É preciso analisar com cuidado.
Encaminhamento de E-mails
Algumas limitações das plataformas impossibilitam o conhecimento do número total dos seu e-mais que foram encaminhados para outras pessoas. Ainda assim é possível ter uma noção do que foi mais compartilhado em relação a outras campanhas.
Métricas de vendas
Novos leads gerados
Use uma ferramenta de automação de marketing e CRM para calcular quantos leads começaram a fazer parte da sua base de dados depois de entrar em contato com seu contúdo.
Leads existentes alcançados
Usando uma ferramenta de automação de marketing e CRM você também pode saber quantos leads existentes interagiram com seu conteúdo após o contato.
Taxa de conversão do funil
Número que te informa quais conteúdos mais ajudaram os leads a prosseguir no funil de vendas.
Métricas de Custo
Canalização gerada
Com um modelo de atribuição de primeiro contato é possível mensurar o valor total em dinheiro de todas as vezes em que primeiro contato do lead com a oportunidade foi por meio de um conteúdo seu.
Canalização alcançada
A mesma dinâmica que a canalização gerada, mas esta métrica considera todas as vezes em que seu conteúdo foi responsável pelo contato entre o lead e a oportunidade.
Receita
Observe a receita total gerada por uma oferta por meio de contatos associados com um ou mais conteúdos produzidos anteriores à conversão.
Métricas de custo / produtos
Tempo de publicação
Medir o tempo que sua equipe leva para transformar uma ideia em conteúdo publicado pode ajudar a melhorar o processo de criação e a conhecer melhor a eficiência da sua equipe.
Produção de conteúdo
Se refere ao volume de conteúdo que sua equipe produz dentro de uma determinada quantidade de tempo. Outra métrica que auxilia na análise da eficiência dos processos.
Controle de conteúdo
Registrar os conteúdos produzidos ajuda a dar uma noção do quão rápido os leitos consomem o conteúdo. Para isso, calcule a média de dias entre os posts dividido pela média de dias desde a última visita.
Custo de produção de conteúdo
Calcule quanto cada post custa baseado no quanto sua equipe recebe. Essa métrica é útil para futuros planejamentos ou orçamentos.
Custos de divulgação de conteúdo
Calcule quanto tempo e dinheiro são gastos divulgando seu conteúdo em redes sociais ou em ferramentas de anúncios. Isso garante que você não estoure eu orçamento, já que este é um custo crescente.