top of page

Seja mais produtivo trabalhando em casa com essas dicas

Trabalhar em casa é uma decisão que requer responsabilidade e foco, incluindo abrir mão de todas as distrações e tentações que só a nossa casa tem. Confira nossas dicas para colocar as mãos à obra.

1. Vestido para trabalhar

Uma dica óbvia e que mesmo assim quase nunca é levada a sério. Mas devia. Não é necessária uma superprodução com terno e gravata ou maquiagem, mas tirar o pijama, tomar um banho e vestir uma roupa confortável ajuda muito no preparo mental de quem vai passar horas sentado em frente a um computador.

2. Fixe seu horário de trabalho

Uma das grandes vantagens do trabalho em casa é não ter horários para cumprir diariamente, porém essa flexibilidade pode representar uma queda na produtividade quando não há planejamento e disciplina. Por isso é sempre bom manter um horário definido para começar (e terminar) as coisas. Aproveite que o tempo é seu e escolha seus horários mais produtivos.

3. Prepare o terreno

É um erro achar que você conseguirá trabalhar na cama ou na mesa das refeições. É preciso organizar um espaço esclusivo para essa finalidade, com boa luz e ventilação e livre de objetos desnecessários que só vão servir para te distrair. Considere investir em uma mesa de escritório, uma cadeira confortável e alguns materiais de papelaria e você será sua produtividade subir.

4. O Facebook pode esperar

Novamente uma dica básica que é sempre negligenciada. Olhar o celular, ligar a TV e deixar abertas as redes sociais pode fazer com que você desperdice uma grande quantidade de horas de trabalho por dia, perca a concentração e não seja produtivo em seu trabalho.

Pode ser um pouco difícil no começo, mas, pouco a pouco, você se dará conta que na medida em que se acostuma a eliminar estas distrações, você poderá terminar seus compromissos muito mais rápido.

5. Seja um bom chefe para si mesmo

Premie seu esforço com descansos curtos nos quais você possa relaxar no sofá, ver as notícias, responder mensagens de WhatsApp ou fazer qualquer coisa que você goste. Os momentos de desconexão têm suas vantagens, permitem oxigenar seu cérebro, evitar o sedentarismo e procurar inspiração. O importante é que você seja disciplinado e respeite os tempos de trabalho e os de descanso.

6. Faça uma lista do que fazer

Preparar listas é uma excelente forma de organização, desde que elas sejam feitas de objetivos reais e atingíveis, por isso elas devem ser adaptadas ao seu ritmo de trabalho. Priorize as atividades segundo sua importância e divida as tarefas maiores em várias tarefas menores. Existem alguns aplicativos que são ótimos para isso e otimizam sua rotina.

7. Faça com que seus familiares colaborem com você

Quando você trabalha em casa e vive com outras pessoas, pode haver contratempos envolvendo incômodos com barulho, movimentação excessiva e até discordância de horários e prioridades. Por isso, fale sobre sua necessidade de concentração durante seu horário de trabalho e explique a importância que a privacidade e a concentração têm para você. Isso vai garantir a satisfação de todas as partes.

8. Saia para o mundo

Interagir com outras pessoas e sair da rotina é uma grande maneira de acelerar sua produtividade e buscar inspiração. Anime-se a visitar um café, uma biblioteca ou alugar um espaço de coworking para fazer algo diferente, conhecer novas pessoas e divertir-se um pouco enquanto trabalha.

bottom of page