top of page

Saiba quais são as principais perguntas feitas em entrevistas de emprego e o que responder pra se sa

Ter qualificação é imprescindível, mas também é necessário mostrar que você é um bom profissional e que realmente saberá aplicar seus conhecimentos no futuro trabalho. É por isso que o momento da entrevista de emprego é a oportunidade de você demonstrar que se encaixa nas funções e tem o perfil procurado.

Para isso é preciso passar por uma batalha de perguntas que muitas vezes são confusas e difíceis de serem respondidas. Afinal, por trás de cada um desses questionamentos, existe uma análise criteriosa do que a empresa quer do profissional. Nessa hora as respostas podem pesar mais do que o currículo na conquista do novo emprego.

Para te ajudar, confira algumas das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e entenda o que elas significam.

Fale sobre você.

entrevista

Quais seus pontos fortes e fracos?

Parece simples, mas muita gente tem uma grande dificuldade de falar de si mesmo. Isso pode ser complicado em algumas pessoas devido a timidez ou até por que há um desconhecimento de si mesmo. Por isso, antes de tudo é preciso fazer uma auto-análise das suas características como profissional e também como pessoa para conseguir responder esse tipo de pergunta de forma clara e objetiva.

Nessa hora, é importante que você destaque suas qualidades, especialmente aquelas que são interessantes para a vaga que está concorrendo, mas tendo sempre cuidado para não parecer arrogante ou pretensioso.

Além disso, lembre-se que ninguém é perfeito, e saiba que nenhum entrevistador espera isso do candidato, inclusive é até uma péssima estratégia não reconhecer os próprios defeitos. Por isso, fale também de seus pontos fracos e deixe claro o que tem feito para melhorar cada um deles.

Por que tem interesse de trabalhar nessa empresa?

Antes da entrevista de emprego, é fundamental que você leia mais atentamente e procure saber mais sobre a vaga e o profissional que estão buscando. É importante que se faça uma pesquisa sobre a empresa para entender melhor a área de atuação, suas inovações, qual é o público-alvo, os produtos e serviços oferecidos, enfim, questões básicas que vão te ajudar a responder sobre sua intenção de trabalhar na empresa.

Se você já conhecia e tinha a intenção de trabalhar na empresa antes, é interessante mostrar a admiração e até mesmo falar que utiliza algum produto ou serviço, caso isso seja verdade.

Como você se vê daqui a 5 anos?

Essa pergunta pode definir se sua entrevista será um sucesso ou um fracasso. Isso porque é nesse momento que o entrevistador consegue perceber se você está a procura de uma carreira com objetivos semelhantes aos da empresa ou apenas um emprego, sem grandes pretensões futuras.

Confira alguns pontos interessantes que você pode destacar:

Fale de forma geral sobre o que você deseja do seu futuro, colocando sempre em pauta seus objetivos profissionais; Seja realista nas suas metas, tenha o “pé no chão” e não demonstre ambição exagerada; Fale sobre os cursos que pretende fazer para se tornar um profissional cada vez mais qualificado, contribuindo também para o crescimento da empresa; e demonstre que espera crescimento profissional, mas que sabe da necessidade de trabalhar muito para conseguir chegar onde deseja.

Por que devemos contratá-lo?

Quando for responder a essa pergunta, mostre que está em busca de crescimento na carreira e que essa evolução pretendida tem relação com os objetivos e necessidades da empresa. O entrevistador vai gostar de escutar que suas ambições andam lado a lado com as da empresa.

Destaque também as experiências profissionais que tem e que podem te ajudar a executar a função com excelência e também a trazer mais eficiência no trabalho da empresa como um todo.

Como é o seu relacionamento com seus colegas de trabalho?

Essa pergunta é feita para avaliar como você se comporta no ambiente de trabalho com seus colegas e nas tarefas em equipe. Não há uma resposta pronta para essa questão, mas é muito importante que você demonstre que sempre teve boa relação com colegas de antigos trabalhos e deixe claro sua preocupação em saber separar os relacionamentos dentro e fora da empresa.

Caso seja questionado se prefere trabalhar sozinho ou em equipe, é melhor que você se mostre flexível e responda que geralmente consegue se adequar de acordo com o que é necessário e que não tem preferências.

Porque você deixou seu último emprego?

Essa pergunta serve para situações em que o candidato está trabalhando atualmente mas está procurando uma nova oportunidade e para aqueles que estão desempregados.

Dê uma resposta sem que denigra o seu antigo trabalho. Você pode falar, por exemplo, que está procurando novos desafios ou destacar alguns pontos desfavoráveis como o difícil acesso da sua residência até a empresa.

Outra pergunta relacionada a esse tema e que é muito recorrente é sobre os motivos que levaram você a ficar um longo período sem trabalhar. Prefira destacar motivos sinceros, como problemas familiares, trabalhos que foram oferecidos e que não eram de acordo com suas expectativas ou que utilizou esse tempo para estudos e aprimoramento profissional.

Só não se esqueça de deixar claro que qualquer questão que tenha te deixado afastado por um período sem trabalho já foi resolvida e que por isso você está procurando uma recolocação profissional naquele momento.

Qual sua pretensão salarial?

Algumas empresas não colocam na descrição da vaga o salário oferecido e essa talvez essa seja uma das perguntas de entrevista de emprego mais desconfortáveis de serem respondidas durante todo o processo. A pesquisa que você deve fazer sobre a empresa vai te ajudar também nesse momento para que você possa responder de maneira que aja um equilíbrio.

Informações sobre a vaga que será ocupada, os benefícios, as oportunidades de crescimento e o porte da empresa devem ser alinhadas com a média salarial do cargo, seu custo de vida e experiência. Analisar tudo isso vai te ajudar a negociar um valor de forma que o salário não fique fora do mercado, sendo bom para ambas as partes.

Como está o nível do seu inglês?

Dependendo da vaga, um outro idioma, como o inglês pode ser considerado um diferencial ou ser um pré-requisito. Nessa hora não adianta dizer que tem o inglês avançado se não for verdade, porque é possível que o entrevistador continue a conversa em inglês para verificar se de fato o candidato está preparado como foi dito no currículo.

Mesmo para quem fala fluentemente o idioma, é necessário já ir preparado para as possíveis perguntas de emprego que serão feitas em inglês e que geralmente são as mesmas desse post.

Por fim, tenha em mente que todas as dicas devem ser adequadas ao que você realmente é como pessoa e profissional. A honestidade é o mais importante e o entrevistador vai saber analisar se você está sendo verdadeiro ou não.

bottom of page