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10 dicas para engajar seu público no Instagram Stories

Nada mudou tanto a história do Instagram como o nascimento do Stories, em 2016. Hoje ele já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos. Se existem tantas pessoas usando, existe um público e, por que não, uma oportunidade de negócio? Por isso é importante aprender sobre as funcionalidades dessa ferramenta e descobrir como ele pode trazer benefícios para sua marca. Confira:

1. Sempre faça o Call to Action

Você precisa deixar uma direção clara para os seus seguidores: guie-os para o melhor caminho, pois é assim que você irá converter seu público em visitantes para seu site ou blog. Se sua postagem é de um blogpost que você fez e está linkado no próprio Stories, na borda final escreva, por exemplo: “Arraste para cima e acesse nosso blogpost”. Essa chamada é essencial para incentivar o usuário a tomar o próximo passo.

2. Faça lives

Vídeos ao vivo são umas das grandes tendências dos últimos meses. Eles são uma ótima oportunidade de mostrar os bastidores de sua empresa e também de humanizar sua marca. Pense neles como uma forma de deixar seu conteúdo ainda mais orgânico, pois ali não existem edições. Além disso, as lives do Instagram são ainda mais vantajosas, pois aparecem em destaque nas contas de seus seguidores e eles ainda recebem uma notificação que você está ao vivo.

3. Aproveite das funcionalidades de edição

O Instagram disponibiliza uma infinidade de funcionalidades que permitem a edição de vídeos e imagens em seu próprio aplicativo: filtros, selos, tags, tipografias, margens… Tudo isso é possível de ser editado e adicionado ao seu Stories. Além de enriquecer sua postagem, é uma oportunidade de diversificar seu conteúdo e encantar seus seguidores.

4. Mostre por trás das câmeras

As pessoas gostam de saber sobre as marcas, pessoas e empresas que elas admiram. Use isso a seu favor. Os Stories podem dar pequenos indícios do que está por vir em sua empresa, ou mostrar como é sua sede. Deixe a criatividade falar e sempre passe a impressão de que seu visitante está por dentro de tudo.

5. Faça enquetes

Responder uma indagação é uma reação instintiva do ser humano, talvez por isso as enquetes tenham dado tão certo no Stories. Uma das maneiras que você pode utilizá-las é dando o poder para os seus usuários. Peça para que eles escolham sobre os próximos assuntos em seu site ou qual produto deve ser o próximo a entrar em promoção em sua loja. Aproveite também para conhecer melhor seu público. Pergunte sobre quais temas eles gostam de ler, qual a rede social preferida e outras coisas nesse sentido.

6. Faça vídeos espontâneos

Surgiu uma notícia super relevante e que você não pode perder o timing dela? Faça um vídeo agora mesmo. O Stories tem como característica a naturalidade dos conteúdos e deixar de postar algo somente porque não está perfeito pode te fazer perder oportunidades. Então se prepare para isso.

7. Invista em parcerias estratégicas

Não são só as marcas que influenciam no comportamento dos consumidores. Sabemos muito bem o papel dos influenciadores digitais nesse processo e se aproveitar disso é essencial. O Stories é um local onde essas pessoas expõem suas vidas e compartilham seus gostos com seus seguidores. Aproveite para mostrar seus produtos casualmente nesse processo ou inserir o nome da sua empresa no discurso de alguém, sempre da forma mais natural possível.

8. Responda todas suas menções

Pode parecer pouca coisa, mas responder as menções e mensagens diretas de sua conta poderá fazer um diferença gigante no seu engajamento. Isso acontece porque o algoritmo do Instagram prioriza os Stories de contas com as quais os usuários mais engajam. Ou seja, responda qualquer menção no Stories de sua marca para aparecer cada vez mais para seus seguidores.

9. Acompanhe outras marcas e influenciadores

O próprio Instagram é cheio de referências e oportunidades para turbinar seu Stories. Ao acompanhar outras marcas você deve ficar atento a como elas expõem seus produtos e como se posicionam. Entender como o mercado utiliza essa funcionalidade irá te trazer bons insights sobre como guiar sua estratégia. É importante acompanhar também os influenciadores, visto que a qualquer momento pode surgir alguma oportunidade de interação.

10. Faça sorteios

O Stories é uma oportunidade rápida e fácil de promover o engajamento entre seus seguidores e sua marca. E o que pode ser melhor para aumentar sua visibilidade do que ter seus consumidores desfilando por aí com seus produtos? Promova concursos dinâmicos e coerentes com sua persona. Pense em estratégias que farão seu público querer participar e compartilhar sua marca.

Além disso tudo, analise as visitas ao seus Stories, a taxa de rejeição que ele vem tendo e principalmente quantas pessoas estão clicando nos links que você disponibiliza. Crie hipóteses e as comprove com os dados que você possui. Analise tudo e faça mudanças sempre que necessário.

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