top of page

O Google agora consegue saber se você tem doenças do coração escaneando seus olhos

A Verily, uma das empresas pertencentes ao grupo Google, publicou um documento anunciando a descoberta de um novo método de prevenção de riscos de doenças do coração a partir do escaneamento do interior da parte de trás dos globos oculares feito por uma inteligência artificial. Quando o programa fotografa esta parte do olho, fornece aos médicos a idade, tipo sanguíneo e níveis de colesterol de seu paciente, além de atestar se o usuário é fumante ou não – elementos importantes no diagnóstico de quadros cardiovasculares problemáticos.

Essa ideia vem de uma pesquisa científica bastante embasada. Estudos anteriores já indicavam que o fundo dos olhos é repleto de vasos sanguíneos que refletem o estado de saúde geral do corpo.

De acordo com o documento, o grupo de pesquisadores “treinou” o sistema de aprendizado do software usando quase 300.000 pacientes, alinhando os escaneamentos oculares com dados médicos gerais. Graças a isso, a IA conseguiu identificar com precisão um candidato que teve ou não teve um problema cardiovascular nos últimos cinco anos em 70% das ocasiões. Achou pouco? Pois saiba que o método tradicional de diagnóstico com base em testes sanguíneos acerta em cerca de 72% dos casos.

Vale lembrar também que não é a primeira vez que o Google dá uma de médico: em 2017, o gigante das buscas começou a oferecer um questionário para pessoas que procuram pelo termo “depressão”. O teste, clinicamente aprovado, ajuda o usuário a descobrir se ele tem ou não a doença.

A tecnologia criada pela Verily mostra que os softwares de inteligência artificial podem mudar o futuro da pesquisa científica. Apesar disso, vai levar um tempo até que você possa usar a ferramenta. De acordo com o grupo de pesquisa, o programa ainda precisa ser aperfeiçoado para aumentar o índice de precisão do diagnóstico.

bottom of page