top of page

O futuro vem aí: 5 tendências tecnológicas para 2018


Olhando para tudo o que temos hoje em termos de inovação, não é difícil prever quais tendências são passageiras e quais são mais relevantes a ponto de revolucionar nosso estilo de vida caso evoluam e sejam assimiladas em nosso cotidiano. Para celebrar o início de 2018, aqui vão nossas apostas:

1) Documentos digitais A partir deste ano motoristas poderão usar uma versão digital da carteira de habilitação. Além de ser uma facilidade, é também um grande passo a caminho de um cotidiano com menos burocracia. A e-CNH ficará disponível sem necessidade de conexão com a internet e será o único documento necessário para comprovar a aptidão do motorista. A expectativa é de que esse tipo de inovação seja assimilada por outros setores, como bancos, por exemplo, que oferecerão carteiras e cartões digitais, promovendo assim uma migração cada vez maior para o online.

2) Identificação Facial A grande aposta da Apple em 2017 não é exatamente uma novidade, mas com o lançamento do iPhone X, pela primeira existe um investimento realmente relevante nesse tipo de tecnologia. Com a ausência do tradicional botão home, as pessoas irão naturalmente migrar para a identificação facial e com um maior número de usuários a Apple poderá corrigir bugs e aperfeiçoar os recursos dessa tecnologia mais rapidamente. Se tudo der certo, em breve o atual desbloqueio e autenticação por digital será coisa do passado.

3) Criptomoedas Quem leu os jornais em 2017 com certeza ouviu falar das tais criptomoedas, sendo a mais famosa a Bitcoin, que passou por uma supervalorização e chamou a atenção da mídia. Apesar do destaque, essa inovação que também já não é muito recente vem crescendo a passos tímidos, pois enfrenta a grande barreira da falta de conhecimento sobre o modo como opera, afinal de contas estamos falando de uma nova forma de economia. O imenso potencial das criptomoedas causaram polêmica entre pessoas que as consideram um mercado a ser investido e outras que as acusam de charlatanismo. Só nos resta esperar para ver o que o futuro traz.

4) eSports Quem acha que o mercado de games tem pouca relevância deveria saber que ele gera mais dinheiro que as indústrias do cinema e da música juntas. Além disso, é um dos setores mais afetados pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que muitas vezes são primeiramente desenvolvidas e testadas nesse nicho. Levando tudo isso em conta, não é a toa que hoje em dia os jogos eletrônicos são considerados verdadeiros esportes, sendo febre mundial e tendo conquistado espaço inclusive no Brasil: em 2017 o país recebeu sua primeira premiação do gênero, com direito a transmissão no SporTV. Para 2018 só podemos esperar ainda mais do setor para o Brasil e o mundo.

5) VR e AR Da mesma forma o computador pessoal nos anos 1980, a Internet nos anos 1990 e os dispositivos móveis na década de 2000 modificaram profundamente nossas vidas, a realidade virtual e a realidade aumentada (VR e AR, nas siglas em inglês) prometem também trazer grandes avanços no futuro próximo. Essas tecnologias tem potencial para se tornarem indispensáveis na comunicação, aprendizagem e trabalho, além de fornecererem interface natural para substituir os smartphones e smartwatches de hoje, isso tudo porque apresentam uma diferença crucial: a de mudar a perspectiva dos usuários humanos de espectadores para a de participantes, criando um ambiente onde é possível interagir de forma nunca antes vista com os conteúdos midiáticos.

Se o presente parece incerto, o futuro é muito mais. Independentemente das direções para onde a inovação aponta, o melhor caminho para se seguir será sempre aquele em que a principal tecnologia é a única que importa: o ser humano.

bottom of page