top of page

Os 10 Mandamentos de Steve Jobs


Quando o assunto é inovação, criatividade e empreendedorismo, é difícil não falar de Steve Jobs. O fundador da Apple é considerado um guru pelo modo como conduziu sua empresa para o sucesso e por sua filosofia baseada na tentativa, na observação de oportunidades e no desenvolvimento de qualidade.

É por isso que essas dicas são verdadeiros mandamentos que valem tanto para a criação de um negócio de sucesso quanto para a administração da nossa própria vida. Confira:

I Faça o que você gosta

Nas palavras de Jobs: “A única maneira de fazer bem um trabalho é gostando de fazê-lo”. Se você ainda não encontrou algo que te faça se sentir assim, continue procurando.

II Siga sua intuição

Faça o que você gosta mesmo que não consiga ver muita utilidade para isso no momento. Siga sua intuição e não corte as próprias asas. Pode ser difícil enxergar de modo macro quando se está inserido dentro de um contexto, mas com o passar do tempo os caminhos se tornam mais nítidos.

III Investigue, observe, aprenda

Conheça o mercado em que quer entrar. Identifique a concorrência e estude-a. Os inimigos podem ser também ótimos professores no caminho para o sucesso.

IV Junte-se aos melhores

A seleção de parceiros de trabalho é importantíssima. Recrute os melhores que encontrar e forme um bom grupo humano, onde as pessoas podem contar com o apoio umas das outras. No mundo globalizado em que vivemos é impossível realizar qualquer coisa importante sozinho.

V Arrisque-se por sua ideia

Ser o homem mais rico do cemitério não é importante. Ir para a cama à noite sabendo e sentindo que foi capaz de fazer algo maravilhoso é o que realmente importa.

VI Seduza seus colaboradores e parceiros

Seus maiores e mais apaixonados clientes devem ser as pessoas que trabalham para você. Seja carismático, contagie sua equipe com seu entusiasmo e incentive-a. Demonstrar paixão faz com que as pessoas se sintam apaixonadas também.

VII Mantenha um formato reduzido

Mantenha uma relação próxima com seus colaboradores, faça-os se sentirem parte do projeto e eles se comprometerão com os resultados. Todos gostam de se sentirem importantes na realização dos projetos.

VIII A qualidade é a religião

Executar um trabalho de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de uma ideia. Não se conforme com o que tem e nem deixe as coisas “60%”. Busque sempre o melhor, porém sem deixar isso se tornar um bloqueio para a criatividade e produtividade.

IX Aprenda com os erros

“Às vezes quando se inova, erros são cometidos. É melhor admitir isso rapidamente e seguir em frente apostando em outras inovações”. Siga o mestre.

X A hora é agora!

É importante entender que as condições para empreender nunca estarão 100% favoráveis. O momento perfeito é o agora. É preciso arriscar e tentar!

bottom of page