top of page

Não tem segredo: Aprenda a falar bem em público

Falar em público pode ser um terror para muitas pessoas, mas a verdade é que uma boa oratória é só questão de preparo e treino. A gente pesquisou por aí e reuniu algumas dicas valiosas que vão te ajudar bastante nessa hora. Confira.

Pra começar: melhor do que fingir bem é não precisar fingir. Estude muito e domine o conteúdo sobre o qual você irá falar, dessa forma você se sentirá mais confiante e mais a vontade. Confiança gera interesse e credibilidade e isso é tudo o que você precisa nesse momento. Para que se sinta mais confiante utilize suas aptidões, humor, simpatia, ou seja, as características que predominam em você. Destaque seus pontos fortes.

Outra coisa importante: o medo pode ser sua arma. Excesso de confiança também faz mal, por isso não tente suprimir seu medo de estar falando em frente a muitas pessoas, até porque é um sentimento natural, apenas o mantenha sob controle. O receio te fará ficar atento e preparado para imprevistos que podem ocorrer. Use isso a seu favor.

Mais uma coisa: tudo é adaptável. Conhecer seu público e adaptar sua apresentação para torná-la mais atrativa para os ouvintes mostra que você se dedicou de coração para estar ali. Faz toda diferença utilizar um vocabulário que esteja condizente com o tipo do evento e as pessoas que estarão nele. Encontre a fórmula para se comunicar melhor. Falar sobre regionalismos, a cultura do local ou algo que está na moda também é uma boa forma de criar empatia logo de cara.

Ser sincero é muito importante quando você se dirige a um público. As pessoas podem detectar de cara se quem fala está sendo autêntico ou não. Portanto criar um personagem ou fugir de sua essência não contribuirá para o êxito da sua apresentação.

Ah, e evite distrair seu público com a colinha e o Power Point. Ler as informações direto do papel ou do Power Point vai fazer seu público começar a checar o Facebook e os e-mails no celular. Não basta apenas ter dados, gráficos e números em uma bela apresentação se ela não é interessante. Pense em formas criativas de apresentar suas ideias de forma que todos prestem atenção ao que está dizendo.

E principalmente: possua um discurso inspirador. Você trabalha com o que gosta? (Espero que sim) Então por que não demonstrar sua paixão, prazer e satisfação em um momento que precise falar em público? Inspire as pessoas a realizarem suas tarefas com ainda mais empenho e amor, sem querer parecer o dono da verdade. Dessa forma você aproximará os espectadores e vai gerar uma reflexão bem maior sobre o assunto.

bottom of page