top of page

Como ter uma cultura empresarial baseada na Criatividade


Engana-se quem pensa que criatividade é um dom natural de alguns gênios sortudos, pois assim como qualquer habilidade humana ela pode ser exercitada e aprimorada. Nas empresas, a criatividade é o catalisador das mudanças, agindo para criar novas oportunidades e solucionar problemas de forma efetiva. Por esses motivos ela precisa ser incentivada entre os funcionários.

Confira nossas cinco dicas de como promover uma cultura baseada na criatividade em seu ambiente empresarial.

1 Criatividade por todos os lados

Empresas inovadoras entendem que a criatividade não deve ser domínio de apenas alguns setores, ela deve permear toda a organização, incluindo funções técnicas. Promover encontros regulares entre os funcionários onde eles possam trocar experiências e divulgar projetos é uma boa forma de garantir isso.

2 Incentive os relacionamentos pessoais.

E-mail é uma ferramenta fundamental, mas algumas das melhores discussões provêm de conversas informais, onde o foco é a sinergia entre as partes envolvidas. Compartilhar ideias ao vivo e com liberdade economiza tempo e traz soluções melhores.

3 Liberdade estruturada.

Seus funcionários sabem que se tiverem uma boa ideia podem sugeri-la a qualquer momento, sem censura ou discriminação? É preciso que a empresa esteja aberta para receber sugestões e ideias dos seus colaboradores.

4. Valorize o espírito empreendedor.

As experiências mais gratificantes da vida pessoal ou do trabalho são geralmente as que foram emocionalmente ou fisicamente desafiadoras. Para que sua empresa seja também um local gratificante você precisa procurar pessoas que tem vontade de realizar coisas grandes.

5 Abolir (quase) toda a burocracia

O problema de muitas empresas está localizado nos seus processos antigos, que não solucionam os problemas da melhor maneira possível. Se os seus processos funcionam como barreiras, eles acabam consumindo tempo e criatividade que poderiam estar sendo direcionados para outras coisas.

bottom of page